Açaí
Palmeira (Euterpe oleracea), de cujos frutos se faz uma espécie de papa muito apreciada.
Cajazeira
Árvore da família das anacardiáceas (Spondias lutea), muito freqüente nas várzeas e nas matas de terra firme argilosa do Amazonas, folhas compostas de muitos folíolos oblongos, flores insignificantes e agregadas em inflorescências racemosas, e cujo fruto é uma drupa elipsóide amarela, aromática, muito jugosa e fortemente azeda, própria para refrescos e sorvetes.
Jarina
Palmeira baixa e de estipe grosso (Phytelephas macrocarpa), da Amazônia, de flores odoríferas, e cujas sementes, grandes e extremamente duras, se empregam no fabrico de botões. Cada cacho fornece de seis a sete frutos. É conhecida como o "Marfim Vegetal".
Jupati
Palmeira (Raphia taedigera) de estipe fundamente anelado, folhas largas, penatissectas e crespas, flores unissexuais, e cuja noz é do tamanho de um ovo. Atinge uns 3m de altura, e habita praias na região amazônica.
Madrepérola
Substância iridescente, nacarada, lisa, que forma a camada interna da concha de vários moluscos.
Miriti
Palmeira altíssima (30-50m), própria de alagadiços (Mauritia flexuosa), de frutos globosos, e cujo caule, fendido, dá suco doce e amilo, servindo as folhas para fazer telhados.
Olho de boi
Espécie de mármore que apresenta grandes manchas.
Pachiubinha
Árvore com geralmente com raízes aéreas aparentes. Sua madeira é usada na confecção de assoalhos, cercas e paredes.
Patuá
Árvore que produz sementes muito usadas como amuletos.
Pau-brasil
Árvore da família das leguminosas (Caesalpinia echinata), de matas mais ou menos secas, e cuja madeira é vermelho-alaranjada e depois vermelho-violácea, pesada, dura e incorruptível.
Pedra-sabão
Variedade de esteatita, muito usada para esculturas e ornatos arquitetônicos.
http://www.ecojoias.blogspot.com/2007/06/colar-jupati-com-roxo.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário